segunda-feira, 25 de julho de 2011

Contato com a natureza equilibra o sistema imunológico das crianças



O que seu filho pode aprender com a natureza
Crianças das cidades têm muito a experimentar no campo e na praia. Entenda os benefícios da natureza e aproveite as férias para apresentá-la a seu filho
Livia Valim, especial para o iG São Paulo 




Foto: Getty Images
Atividades pouco presentes na vida diária das crianças estimulam a criatividade e a independência
Tirar leite de vaca, assistir ao pôr do sol num horizonte limpo de prédios, admirar o céu iluminado de estrelas, tomar banho de mar, colher e comer uma fruta do pé. Algumas crianças nem sabem como são estas sensações. Todas estas atividades estão cada vez menos presentes no cotidiano de quem vive em cidade grande. Aproveitar o período de férias escolares pra apresentar aos filhos as delícias da natureza faz bem para você e é melhor ainda para os pequenos. “O contato com a natureza traz a oportunidade para que as crianças potencializem suas aptidões físicas, mentais e intelectuais”, diz a médica Maria Cristina Senna Duarte, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ela explica que, quando a criança entra em contato com a natureza, a percepção de mundo é ampliada em três aspectos: espacial, pois o universo da natureza é bem maior do que a casa ou o apartamento; sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e físico, já que aumenta a gama de movimentos importantes para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

A criatividade também é aguçada ao tirar os pimpolhos da frente da TV, computador e videogame. Coordenadora da unidade Vila Mariana (SP) da Bem Me Quer Sports, escola de esportes dirigida a crianças, a professora de educação física Rosana Gregório Ferraz conta que, em um dos acampamentos de férias organizado pela empresa, um menino achou um papelão e decidiu deslizar por um pequeno morro coberto de grama. Os colegas correram para imitá-lo e quem disse que alguém convencia as crianças a abandonar a brincadeira? “Tínhamos o dia inteiro minuciosamente planejado, mas não houve argumento que tirasse as crianças daquela atividade. Brincamos com elas até a exaustão. E foi uma delícia!”, lembra Rosana.

Vínculos familiares
Sair do cotidiano cheio de regras e compromissos não faz bem apenas aos adultos. Seus filhos também só têm a ganhar ao mudar de ares quando estão de folga da escola. “Como nós, eles descansam a mente para voltarem melhor para as atividades cotidianas. Além disso, têm a oportunidade de conhecer animais e plantas que só viam nos livros. É uma experiência muito rica que faz a criança se sentir parte do mundo”, considera a psicóloga infantil Cristiane Golim.
Se a experiência contar com a tutela dos pais, melhor ainda. “É comum hoje em dia pais e filhos não se conhecerem, pois cada um está envolvido em uma atividade. Portanto, estes são momentos onde tudo que se faz junto é bastante importante para todos”, diz Cristiane. Os vínculos familiares criados durante as descobertas infantis ficam pra sempre na forma de lembranças.
“Uma vida mais natural, mesmo que seja apenas nas férias, acrescenta valores diferentes, como preservar a natureza, cuidar dos bichos, andar descalço, tomar banho de chuva e colher uma fruta para se alimentar dela. São experiências inesquecíveis”, descreve Rosana. E não é só no acréscimo ao repertório de experiências que a criança ganha. Conviver com a natureza também aguça a curiosidade.

Dicas
A pediatra Maria Cristina aconselha: “Deixe espaço para que seu filho observe, tenha curiosidade, experimente e pergunte”. Explorar um ambiente desconhecido, sempre com supervisão, é claro, pode também fazer maravilhas à autoconfiança de uma criança. Perceba como ela volta mais confiante e independente depois de alguns dias subindo em árvores, nadando no rio e dando de comer aos animais.
Nos primeiros contatos das crianças com a natureza pode haver medo. Primeiro, procure refletir se não foi você mesma quem passou este receio a seus filhos. Muitas vezes, tentando proteger, os pais preferem que as crianças não sejam destemidas e injetam nelas preocupações infundadas. “Respeite o limite da criança. Converse bastante e vá fazendo com que ela entre em contato aos poucos com o objeto de seu medo”, sugere Cristiane.
Lembre-se também que não é preciso esperar as férias pra colocar seu filho em contato com a “mãe natureza”. Que tal levá-lo a parques e jardins nos finais de semana? É garantia de uma experiência mais proveitosa do que ir ao shopping center, por exemplo. Para que o pimpolho curta a atividade, leve brinquedos, crie jogos e, acima de tudo, demonstre seu interesse. “A criança aprende mais por imitação, por bons exemplos, do que por muitas palavras. Se os pais curtem e respeitam a natureza, naturalmente a criança terá interesse e fará inúmeras perguntas”, explica Maria Cristina.



Experiência no Campo

Retirado de Culturamix.com.br

As crianças que vivem nas grandes metrópoles, terão muitos benefícios se entrarem em contato com a natureza, pois as atividades que podem ser desenvolvidas no campo, estimulam a independência e a criatividade, muito mais do que em qualquer outro lugar, além de poder se respirar ar puro, sem a agitação,e os poluentes comuns nas cidades grandes.

Aproveitando o Período de Férias

Importância do Contato da Natureza para a Criança
Importância do Contato da Natureza para a Criança
Para a maioria dos pais que trabalham fora, e não tem muito tempo para levar os filhos para passear em lugares calmos e tranquilos, o período de férias é o ideal para promover o contato das crianças com a natureza, viajando para o campo. Atividades como ver o pôr do sol,colher a fruta no pé, admirar um céu estrelado ou tirar leite de vaca, são atitudes praticamente inexistentes nas grandes cidades, e isso faz falta para as crianças, de acordo com especialistas.
Estar perto da natureza é benéfico não só não só para elas, que terão a oportunidade de potencializar sua criatividade e aptidões físicas, como também para os adultos que terão um modo de relaxar com tranquilidade, aliviando o estresse de todo um ano de trabalho.

Experiência Perceptiva

Benefícios
Benefícios
Segundo especialistas, quando a criança ou o jovem entram em contato direto com a natureza, o mundo é percebido sob três pontos: O sensorial, uma vez que a criança terá contato com diversos tipos de cheiros, cores, formatos e texturas; O físico, porque há um aumento dos movimentos necessários para o equilíbrio e crescimento infantil; O espacial, pois o jovem percebe que a natureza é muito maior do que a casa ou apartamento em que habita.

Criatividade Aguçada

Dicas
Dicas
O contato com a natureza faz com que as crianças desenvolvam mais seu potencial criativo, uma vez que deixam de ficar estagnadas em frente aos computadores, videogames ou televisões, e saem para explorar o meio ambiente natural. Além disso há uma gama enorme de possiblidades, de brincadeiras ao ar livre, que podem ser inventadas pelas crianças e pelos jovens no campo, pela curiosidade natural que o meio ambiente desperta nas pessoas, sejam adultos ou crianças.

Fortalecimento de Vínculos Afetivos

Quando a família consegue sair da rotina de trabalho, compromissos e estudos, isso faz bem tanto para os pais, quanto para as crianças, pois quando há uma mudança do cotidiano, as pessoas relaxam, descansam a mente dos problemas diários. A oportunidade de conhecer plantas e animais é muito proveitosa para a criança, que desde cedo aprende a preservar o meio ambiente, fazendo com ela se sinta parte do mundo que a rodeia.
Se os pais estiverem junto muito melhor,pois nesses momentos de descontração, os laços familiares, acabam se fortalecendo, e ficando para sempre guardados na memória infantil. Há também o acréscimo que essa experiência proporciona aos valores éticos que a pessoa tem, pois pela natureza das atividades, que são diferentes de tudo que ela está acostumada a fazer em sua casa na cidade, acaba se tornando uma aventura inesquecível.

Orientações de Especialistas

Os profissionais ligados a área de educação infantil, recomendam essa ida ao campo, como uma atividade de grande importância para as crianças. Eles aconselham aos pais que deixem os filhos livres, para explorarem esse meio ambiente desconhecido, deixando-os experimentar e tirar suas dúvidas sobre todas as coisas que o campo oferece. Os especialistas orientam que explorar um local novo, sob a supervisão paterna, é claro,sempre traz segurança e autoconfiança para a criança.
Respeitar os limites dos filhos é outra sugestão, se por acaso eles apresentarem medo, em um primeiro contato. Em alguns momentos esses sentimentos vem dos próprios pais,e eles acabam assimilando. O contato das crianças com a natureza, deve ser feito sempre que os pais puderem,às vêzes em um final de semana somente. Não é necessario esperar o período de férias para ter essas experiências de subir em árvore, dar comida aos animais,entre outras, que só trarão benefícios para todos, aumentando a criatividade e o respeito que se deve ter pela natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário